Em várias partes do mundo, seres humanos despertam para a consciência planetária. Reconhecem que somos filhos e filhas da Terra, fazemos parte dela e somos responsáveis para que o planeta continue habitável para nós e todos os outros seres, agora e no futuro. Sentem o apelo a adotar um estilo de vida simples e alegre, que favoreça o florescimento humano e de todos os membros da nossa Casa Comum. Nesse contexto, a religião deve ser como janelas que nos religam com o mais profundo de nós mesmos, os outros, a coletividade, o planeta e o Divino.
autor oferece nesse livro uma reflexão teológica e pastoral em vista de novas atitudes, espiritualidade e práticas ecológicas. A obra visa abrir janelas-portas de reciprocidade entre a ecologia e a vida cristã. Organizado em dez capítulos, apresenta de maneira compreensível a contribuição da ecologia integral para as pessoas, as igrejas cristãs e a sociedade. Desenvolve temas atuais de ecoteologia e convida o leitor a abrir novas janelas em sua existência.
Mais do que um texto acadêmico, é um exercício de pensar com emoção, desvendar conexões desapercebidas, deixar transparecer em conceitos e imagens os frutos da experiência existencial e das convicções, reverenciar a beleza de Deus e de suas criaturas e estimular a ampliação das consciências.
Este livro é um espaço para ver, ouvir, pensar e sentir com a Casa Comum.